Pode amamentar deitada?
Atualizado: 30 de Jul de 2019
A resposta para essa pergunta é: DEPENDE!

Muitos médicos espalham um mito de que amamentar deitada pode provocar uma otite no bebê, mas esse mito pode ser facilmente desvendado com uma explicação:
Se a mãe amamentar seu filho exclusivamente em aleitamento materno pode sim amamentar deitada, sem problemas , sem medo, sem possibilidade de desenvolver uma otite, pois a musculatura que o bebê utiliza para mamar deitado na mama de sua mãe é absolutamente diferente da musculatura que utiliza numa mamadeira. No peito, no ato da deglutição, o músculo tensor do palato mole promove anteriorização e abaixamento da região anterior do palato mole e ao mesmo tempo, o músculo do palato mole se eleva, o que permite o fechamento da orofaringe, com isso o risco de otite é zero.
Por outro lado se o bebê mama em uma mamadeira de bico artificial deve-se ficar atento, pois esse bebê pode sim desenvolver a famosa otite, por conta da musculatura facial utilizada para sugar o bico artificial, o músculo tensor do palato mole é o responsável pela abertura da tuba auditiva que por estar flácida e hipofuncionante nos bebês alimentados por mamadeira favorece a entrada de grandes volumes de leite.
Mais um agravante da mamadeira é que o leite artificial não possui anticorpos como o leite materno, favorecendo a rápida proliferação de bactérias, levando à otite.
O ideal para bebes que mamam na mamadeira é mamar em posição inclinada pelo menos a 30graus para que o liquido ingerido não escorra para dentro de seus ouvidos durante a mamada, pois a fisiologia da tuba auditiva de um bebe é diferente de um adulto.

Resumindo
O melhor para seu filho é ser amamentado exclusivamente no peito até os 6 meses de vida, e uma amamentação prolongada somada com alimentação saudável até os 2 anos ou mais. Eliminando assim o risco de otites e outras doenças por conta do leite materno possuir anticorpos essenciais para o bebê.
Portanto amamente seu filho no peito na posição que desejar por quanto tempo for necessário, e em caso de dificuldade procure um profissional na área de aleitamento materno.
Texto escrito por: Mariana Ragusa Marucci.